Os números dizem que Bas Dost é o melhor avançado que Jorge Jesus treinou

basdost

Foi uma das questões colocadas a Jorge Jesus no final do Sporting x Aves: O técnico sportinguista rejeitou a ideia que Bas Dost fosse o melhor avançado que lhe tenha passado pelas mãos. Sendo a questão do melhor altamente subjetiva, o zerozero foi analisar os números dos goleadores de Jesus na Liga e descobriu algo indesmentível: no que toca a picar o ponto, o holandês lidera…e de que maneira.

Ao fim de uma temporada e meia, Bas Dost conta com mais golos do que jogos no principal campeonato português. O holandês já fez sete hat-trick´s de leão ao peito, sagrando-se melhor marcador do campeonato passado, mesmo com o Sporting a acabar no terceiro posto. A média de golos não deixa margem: o antigo dianteiro conta com 1,08 tentos por partida.

No que toca aos avançados de Jorge Jesus, a vantagem é grande do holandês para a concorrência. Curiosamente, é o outro goleador de Jesus no Sporting a estar mais perto da Laranja Mecânica. Slimani conta com uma média de 0,81, sendo que o pódio fecha com Jonas – os dois jogadores só estiveram com Jesus uma temporada. Cardozo está perto.

No final da partida, Jorge Jesus referiu que, «curiosamente», todos os seus avançados faziam muitos golos. O futebol ofensivo preconizado pelo técnico leonino leva a que os seus homens mais adiantados batam recordes na finalização, sendo que Bas Dost é, até ver, o expoente máximo dessa filosofia. Pode chegar outro, depois do holandês, que tenha uma média mais aproximada de um golo e meio por partida…

Comentar

Comentários