Liga Europa: a competição que pode salvar o emprego a três treinadores portugueses

A edição desta temporada da Liga Europa entra na fase a eliminar, quando se iniciarem os jogos dos 16 avos de final, no dia 18 de fevereiro. Portugal tem duas equipas ainda em prova: Benfica e SC Braga defrontam Arsenal e AS Roma, respetivamente. Desde a época de 2014/2015 que a vitória na competição garante um lugar na edição da Liga dos Campeões da temporada seguinte. E o que não faltam em prova são clubes que estão a ver que pode ser difícil chegar à Champions via campeonato, o que torna um eventual bom resultado nesta prova ainda mais importante.

Liga Europa: a competição que pode salvar o emprego a três treinadores portugueses

Quando a regra foi implementada, em 2014/15 (para o acesso em 2015/16), o vencedor da Liga Europa tinha inicialmente apenas garantida uma vaga no “play-off” da Liga dos Campeões, sendo que a qualificação automática para a fase de grupos foi aplicada a partir de 2017/18. Se o vencedor da Liga Europa se qualificar para a fase de grupos através da liga nacional, o terceiro classificado da federação quinta classificada no “ranking” entra na fase de grupos.

Leia ainda: Hottie: receba em casa o melhor da comida norte-americana

E foi isto que aconteceu em duas épocas consecutivas, beneficiando o Lyon, já que os vencedores em 2017/18 e 2018/19, Atlético Madrid e Chelsea, apuraram-se através dos seus campeonatos nacionais. Desta forma, o conjunto francês, terceiro em França nessas duas temporadas, entrou na fase de grupos. Em 2016/17 foi o Manchester United de José Mourinho a chegar à Champions, depois de conquistar a Liga Europa, tendo o mesmo acontecido com o Sevilha em 2014/15 e 2015/16. Leia aqui o resto do artigo.

Comentar

Comentários