Muitos especialistas defendem que um casal só tem a ganhar se tiver uma vida íntima ativa. Aqui ficam algumas razões para convencer a sua cara metade (caso seja necessário) para fazerem amor mais vezes…
1 – Diminui gripes e resfriados
Uma vida sexual activa é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Manter relações sexuais uma ou duas vezes por semana tem sido associado a níveis mais altos da imunoglobulina A, um importante anticorpo para a imunidade.
2 – Melhora a ansiedade
Fazer sexo funciona como um eficiente calmante. Durante o sexo, ocorre a libertação da ocitocina, hormona que ajuda a relaxar. A tranquilidade e a relação de segurança que se formam no acto sexual contribuem para reduzir a ansiedade.
3 – Reduz o stresse
Diferentes estudos relacionam a actividade sexual com a redução do stresse. A sensação de relaxamento desencadeada no sexo ultrapassa o momento do orgasmo. Numa pesquisa publicada em 2006, Stuart Brody, professor de psicologia da Universidade Charles, em Praga, na República Checa, observou menor pressão arterial e reacção ao stresse entre as pessoas que fizeram sexo com penetração vaginal.
4 – Aumenta a generosidade
A ocitocina, também conhecida como «hormona do amor», também ajuda a construir confiança e vínculos afectivos. A substância é responsável por aquela vontade de estar sempre junto do parceiro depois do sexo e tem sido relacionada com o sentimento de generosidade.
5 – É bom para o humor
A satisfação sexual influencia no bem-estar, na felicidade e no estado de humor. «Quando as pessoas estão satisfeitas ficam mais distantes de estados deprimidos do humor. É uma forma de se blindar contra problemas como a depressão», afirma Tessarioli.
6 – Fortalece o coração
O exercício sexual melhora o sistema cardiovascular e consequentemente toda a circulação corpórea, diminuindo as hipóteses de AVC.
7 – Mais contacto emocional e parceria
Através do sexo, é possível ligar-se emocionalmente com o parceiro. «Esse é um dos poucos momentos em que existe contacto físico e emocional ao mesmo tempo, uma intimidade que ajuda no autoconhecimento», afirma Tessarioli. A ligação que existe na prática sexual contribui para o fortalecimento das relações e do convívio. Quanto mais sexo, mais parceria entre o casal.
8 – Relaxa e melhora o sono
Logo depois do sexo é comum sentir sono e relaxamento. E os efeitos podem durar além do período imediatamente após o acto. O sexo ajuda a dormir melhor porque a acção da ocitocina durante o orgasmo também promove o sono, segundo Marzano.