A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) já enviou a vários operadores de telecomunicações a lista de 51 sites que estes devem bloquear, por se dedicarem à disseminação de links que permitem aceder a vídeos, jogos, revistas ou música piratas, noticia a Exame Informática.
A medida é tomada na sequência de um memorando de entendimento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, mas parece estar a preocupar pouco os utilizadores daqueles sites.
“Ainda não entenderam? No digital é proibido proibir… fecha 1 …. abrem 7!” Este um dos vários comentários do género feitos na caixa de comentários à notícia, segundo a qual os sites a bloquear foram seleccionados tendo em conta a popularidade, o número de visitas e os repositórios de ficheiros piratas que disponibilizam.
A notificação terá sido enviada no âmbito do memorando de entendimento promovido em Julho pela Secretaria de Estado da Cultura com representantes de operadores de telecomunicações, indústria do cinema e associações de combate à pirataria.
Naquele documento define-se que todos os sites que distribuam mais de 500 obras piratas ou cujos repositórios sejam compostos por dois terços de obras piratas poderão ser alvo de bloqueio.
Segundo a revista, esta é a lista de sites que vai ser alvo de bloqueio: