peça chama-se Untitled (“are you ok bob?”) (sem título (“estás bem bob?”), tem três minutos e mostra a artista australiana Sophia Hewson, deitada, enquanto um homem faz sexo com ela. A artista, de 31 anos, não se move e a câmara foca apenas a sua cara. Do homem, que Sophia Hewson convidou para coreografar a cena, só se vêem os braços. O video foi feito em casa da artista, em Nova Iorque.
Nova página de Facebook d’O Homem Invisível. Clique aqui
“Uma mulher violada é retratada quase sempre com a cara abatida e os olhos desviados”, escreveu a artista numa declaração sobre a peça, publicada no seu site. “O aspecto de maior confronto de Untitled (“are you ok bob?”) não é ver enquanto uma mulher é atacada ou penetrada, é vê-la a olhar para nós durante a experiência.”
“Importante neste trabalho é também a ideia de que a violação é mais do que uma relação sexual indesejada, é a base de toda a instituição do patriarcado, e por isso é o campo de batalha crucial para desmantelar o poder masculino.” A artista garante que não gostou da experiência. “Nunca tive a fantasia de ser violada e não senti prazer físico a fazer a peça.”