A empresária e namorada de José Carlos Pereira foi condenada esta terça-feira à tarde, no Campus da Justiça, em Lisboa. Durante a leitura da sentença, o juiz determinou que “a probabilidade do episódio terminar em conflitos físicos era elevada”.
O episódio em causa, que terminou com as agressões de Liliana Aguiar a Ewa Kubik, aconteceu em fevereiro de 2014. À época, o empresário Olivier Costa encontrava-se ainda casado com Ewa (de quem tem dois filhos, Lucas, de 13 anos, e Mateus, de 11) mas mantinha uma relação com Liliana Aguiar.
Olivier e Liliana foram a casa de Ewa para, segundo relatos de ambos durante o julgamento, irem buscar os filhos do agora ex-casal. Ewa Kubik terá empunhado uma faca, retirada depois por Olivier. Ewa, depois, atirou os óculos e o relógio de Liliana Aguiar contra a parede e foi a partir desse momento que se deram as agressões: “uma joelhada no estômago e várias no rosto”, que resultaram em vários ferimentos.
Liliana Aguiar argumentou em tribunal que também foi alvo de agressões. O tribunal determinou que a versão apresentada pela namorada de José Carlos Pereira era “dúbia” e que as agressões que desferiu sobre Ewa não foram em legítima defesa.
Liliana Aguiar foi, assim, condenada pelo crime de ofensa à integridade simples. A condenação traduz-se em 120 dias de multa à taxa diária de 10 euros (1200 euros). A empresária terá também de arcar com as custas judiciais: na vertente criminal, três unidades de conta (306 euros) e na vertente civil, 204 euros.
Terá também de pagar uma indemnização civil de 2500 euros (à data da sentença, acrescida por uma taxa diária de 4%) a Ewa Kubik, um valor, como afirmou o juiz, consideravelmente mais baixo do que o que era pedido pela ex-mulher de Olivier Costa.
À saída do tribunal, nem Liliana Aguiar disse apenas: “só me dá vontade de rir”. Questionada sobre se irá recorrer da decisão, a namorada de José Carlos Pereira afirmou: “depois vocês vão observar”. O seu advogado, Nelson Sousa, disse ter achado a condenação “gira”. “Ouvi mas não li. Só depois é que vou tomar uma decisão”, explicou o causídico.
Liliana Aguiar está, segundo têm avançado vários órgãos de comunicação social, grávida de José Carlos Pereira. A gestação ainda não foi confirmada pelo casal. Este será o primeiro filho do ator e o segundo da empresária. Liliana Aguiar é mãe de Miguel Ângelo, de 10 anos, fruto do relacionamento com o basquetebolista António Miguel Tavares.