O que têm em comum algumas das divas mais acarinhadas do nosso panorama social? Quando os holofotes da fama se apagam, elas pagam um preço muito alto na luta pelo bem que tanto querem – o amor.
A ideia é quase romântica, não fosse o desgaste que provoca. São bonitas, famosas e ricas, mas parecem ter azar no amor. Um karma que se repete até à exaustão em romances que acabam por ter um fim.
No entanto, há celebridades que, apesar de parecerem não conseguir quebrar o ciclo vicioso, não perdem o entusiasmo pelo amor e sempre que começam uma nova relação, a figura masculina é vista como uma espécie de príncipe encantado.
Alexandra Lencastre, Marta Leite Castro e Dália Madruga são exemplos de mulheres famosas que parecem ter tanto azar no amor como crença absoluta nele. Não desistem de o encontrar, mesmo que, de vez em quando, os resultados fiquem muito longe das expectativas.
Desde o fim do ano passado que Dália está noiva de Marcos Tenório Bastinhas. Porém, em maio de 2012, a apresentadora da RTP estava noiva de Bernardo Sousa, já com uma reconciliação pelo meio, que durou apenas alguns meses. Ainda antes, o mesmo sucedeu com João Fernandes, com quem teve um filho.
Separaram-se publicamente, tentaram dar uma nova oportunidade, mas o resultado foi o fim definitivo da relação.
“Sou muito impulsiva e quando as coisas não estão bem, parto para outra”, disse em abril de 2010, um mês antes de supostamente ter iniciado o romance com Bernardo Sousa. Também Alexandra Lencastre vê a sua vida comentada com amores e desamores.
Os casamentos com Virgílio Castelo e Piet-Hein terminaram, fazendo as delícias da comunicação social. Os namoros assumidos com o fotógrafo António Gamito, em 2006, e depois com Paulo Ferreira, em 2008, acabaram também em separação.
No caso de Paulo Ferreira, o drama foi mais complexo devido a uma alegada traição com outra mulher. Depois disso, foram vários os rumores de romances que a atriz nunca assumiu e outros que negou. Apesar de tudo, Alexandra não deixa de acreditar no amor e até chegou a brincar com isso mesmo, ao pedir um “namorado no sapatinho para o Natal”.
Em tom mais sério, um ano e meio depois do fim do namoro com Paulo Ferreira, sublinhou: “Quando as pessoas sentem as expectativas goradas, é mais difícil voltar a acreditar, mas eu tenho fé e acredito que Deus tem alguém pensado para mim.”
Até esta altura, Alexandra não voltou a assumir nenhum romance. Já Raquel Rocheta, depois de 11 anos de casamento com Carlos Cruz, viu-se obrigada a refazer toda a sua vida. A pressão mediática do caso Casa Pia e a condenação do “Sr. Televisão” terão levado a relação à exaustão e a um consequente divórcio.
Depois disso, Raquel voltou ao mercado de trabalho – é relações-públicas de um conhecido hotel – e à procura do amor. Dos vários (novos) romances que lhe foram atribuídos, só com Ruben Obadia se viu algo mais do que uma simples amizade, mas… a relação já terminou, em março deste ano.
Desde que começou a namorar com César Peixoto, Diana Chaves alterou por completo as suas rotinas. Com o nascimento da filha, Pilar, a atriz referiu vários vezes que iria continuar a viver em Lisboa, mas acabou por se mudar para o Norte, de modo a estar mais próxima do companheiro, que na altura jogava no Gil Vicente.
Se por um lado, Diana queria uma maior estabilidade familiar e mais tempo de qualidade entre pai e filha, por outro, acabou por se afastar do seu pai e das irmãs: “Uma das grandes preocupações dela era a viagem. Ela preferia que a menina fosse um bocadinho maior, porque é muito longe.
E em relação à família, todos aceitaram, claro. Ficaram tristes porque não as vão ver tantas vezes, mas compreenderam e apoiaram esta decisão”, referiu uma fonte à NOVA GENTE. Com as gravações das novelas e apresentações de programas, Diana Chaves acabou por reajustar as suas rotinas, com mais viagens pelo País.
Contudo, há quem tenha acompanhado os companheiros para fora do País, como Dalila Carmo e Margarida Vila-Nova. As duas atrizes decidiram dar o “pulo” para terras estrangeiras, conciliando assim a vida pessoal com a profissional.
No caso de Dalila, o casamento com Vasco Machado “obrigou-a” a mudar-se para Espanha, numa altura em que as oportunidades profissionais se tornaram mais escassas no nosso país.
Agora, a atriz só vem a Portugal para trabalhar, preferindo continuar em Madrid ao lado de quem mais ama. Já Margarida Vila-Nova decidiu, em 2011, acompanhar o marido, Ivo Ferreira, na ida para Macau.
A atriz chegou a abrir uma loja de produtos portugueses, afastando-se da anterior carreira profissional, dedicando mais tempo à família, que na altura aumentou com o nascimento do segundo filho, Dinis. Margarida Vila-Nova está em Portugal para participar na peça O Público, em cena no Teatro São Luiz.
O facto de serem consideradas divas, sexy e de serem famosas e desejadas pela ala masculina não impede que os seus corações sejam quebrados pelos companheiros. São várias as mulheres que fazem suspirar homens no ecrã, mas que na vida real sofreram na pele uma traição.
Até Julia Roberts, no filme Notting Hill, demonstra o poder ambíguo da exposição pública nas relações amorosas… Cristina Ferreira viu serem publicadas fotos do antigo companheiro, António Casinhas, pai do seu filho, na companhia de outras mulheres.
Algumas imagens foram tiradas em bares e discotecas, mas depois de apareceram fotos dele com outra mulher no carro, a relação chegou ao fim.
A apresentadora terá criado novas relações de amizade e fortalecido os laços familiares, mas não se lhe conhece nova companhia amorosa. Também Jessica Athayde já passou pelos rumores de que o namorado, João Manzarra, a teria traído.
Em janeiro de 2011, notícias deram conta de que o apresentador trocou beijos com Joana Duarte. A relação terá sofrido com isso, mas a atriz deu prioridade ao amor. Depois disso já se voltaram a separar, mas reataram recentemente.
Também Luciana Abreu viu nas revistas fotos do namorado e pai das filhas, Yannick Djaló, a sair de madrugada de casa de um amigo com outra mulher, no ano passado. A juntar a estas fotos, Luciana terá encontrado outras comprometedoras no computador e também no telemóvel do marido.
Neste último caso, o casamento parece ser instável. Luciana continua a garantir que está tudo bem. As famosas, tal como muitas portuguesas, sofrem por amor e, em muitos casos, a pressão mediática influencia as suas decisões.