Por mais dicas e estratégias que se adotem para tornar o teu treino o mais eficiente possível, os resultados não surgirão se não se fizer um aquecimento adequado antes de começar o trabalho. Pode parecer uma dica demasiado óbvia, no entanto, esta é uma das principais falhas entre os adeptos do ginásio. Também é importante saber distinguir a diferença entre aquecimento e alongamentos. O alongamento complementa o aquecimento, mas não é “o” aquecimento. Qual é o objetivo do aquecimento? Obviamente que aquecer. Mas será que o fazemos corretamente? Deve procurar aquecer todo o corpo – se fizer treino específico tenha especial atenção a essa zona do corpo. A corrida até ao ginásio não é suficiente, o aquecimento deve ser feito até suar.
Deve procurar um equilíbrio. Não deve fazer algo demasiado exigente, que o deixe fatigado, mas também não deve desleixar-se e fazer algo demasiado leve. Encontre um meio-termo e gaste entre 5 a 10 minutos nesse exercício. Se fizer mais que isto já estará a exagerar. Durante o treino, sempre que trocar de foco (passar das pernas para os ombros, por exemplo) deve também realizar um miniaquecimento prévio.
Uma excelente forma de aquecer é saltar à corda. De pés juntos ou alternados, este exercício tem o «condão» de trabalhar todo o corpo. Por isso, é uma boa forma de começar o seu treino. Mais uma vez alertamos que, se fizer um treino mais específico, deve também fazer um aquecimento de igual modo específico. Uma boa forma de aquecer é apostar na execução dos exercícios que vai fazer no treino, mas com menos intensidade e peso.
Assim, consegue aquecer a zona específica que vai treinar e, desse modo, preparar a execução correta do exercício. Se adotar estes comportamentos, a eficiência do seu treino subirá consideravelmente. Isto sem esquecer que ajuda a prevenir lesões. Dores no dia a seguir ao treino? Não prometemos que acabem, mas serão certamente menores. Os benefícios do aquecimento são variados:
Se a isto juntar uma correta respiração entre exercícios – saiba aqui como – tiver uma alimentação equilibrada (evite estes alimentos) os resultados do ginásio ficarão mais próximos daquilo que procura. Pode também apostar nos suplementos alimentares, como forma de complemento ao seu treino. No mercado existe uma variedade de produtos que o ajudarão a obter resultados mais facilmente, saiba quais. (Deve aconselhar-se primeiro com o seu médico).