Kimberly Key, antiga presidente da American Counseling Association, fez uma lista de quatro fatores extremamente importantes para ter uma boa vida sexual.
1. Atracção: Este é capaz de ser o ponto mais “básico” de toda a questão. Para uma boa relação sexual, os parceiros têm de estar atraídos um pelo outro, o que pode acontecer num ápice ou ao longo do tempo.
2. “Nó no estômago”: Normalmente, acontece no início dos relacionamentos. Mas enganam-se aqueles que julgam desaparecer ao longo do tempo. Nas relações de longa duração, acontece muitas vezes quando olhamos para a pessoa de quem gostamos ou quando pensamos nela.
3. Confiança: Este é um elemento basilar de qualquer relação saudável e traduz-se em sentimentos de segurança, especialmente no acto sexual.
4. Maturidade: Estar num relacionamento em que uma das partes é extremamente imatura, torna tudo muito mais complicado. Segundo Key, esta pode ser a explicação para um estudo que comprovou que os casais mais velhos têm uma maior satisfação sexual. Ao longo do tempo, as pessoas acabam por dar menos importância a elementos como a aparência física ou uma possível rejeição. Ter amor-próprio e confiança em si mesmo é essencial para ter satisfação sexual. Não procure esse amor na outra pessoa, porque só se vai sentir mais vazio. “Quanto mais gostar de si, maior é a probabilidade de receber um “amor saudável” e ter uma boa vida sexual”, explica Key.