Angelina Jolie. A luta continua

Angelina Jolie submeteu-se a uma cirurgia para remover os ovários e as trompas de Falópio, dois anos após ter feito uma dupla mastectomia preventiva.

A atriz norte-americana, de 39 anos, escreveu no New York Times sobre que a cirurgia e que foi realizada pelo médico que tratou a sua mãe, que morreu aos 56 anos, vítima de cancro do ovário. Jolie possui uma mutação no gene BRCA1, o que aumenta o risco de cancro de mama e nos ovários. Um teste realizado há duas semanas revelou um risco acrescido de desenvolver o último, o que levou a atriz a avançar com a cirurgia.

“Planeei isto durante algum tempo. É uma cirurgia menos complexa que a mastectomia, mas os efeitos são mais duros. Coloca a mulher numa menopausa forçada”, escreveu a atriz. “Não é fácil tomar estas decisões. Mas é possível ter controlo e combater de forma frontal qualquer problema de saúde. Pode procurar conselhos, saber quais as opções existentes e fazer as escolhas certas para si. Conhecimento é poder.”, conclui no seu texto.

Há dois anos Angelina Jolie tinha feito uma dupla mastectomia preventiva, cirurgia em que se removem as duas mamas, depois de descobrir que tinha uma probabilidade de 90 porcento de vir a ter cancro da mama. “A minha mãe lutou contra o cancro durante quase uma década e morreu aos 56. Aguentou o suficiente para conhecer os primeiros netos e para lhes pegar ao colo. Mas os meus outros filhos nunca terão a oportunidade de a conhecer e de sentir quão amável e graciosa ela era (…). Quis escrever para dizer a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz por tê-la tomado. As minhas probabilidades de vir a desenvolver cancro da mama desceram de 87% para menos de 5%. Posso dizer aos meus filhos que não precisam de ter medo de me perder para o cancro da mama”, podia-se ler no texto que divulgou na altura. Angelina Jolie não deixa de ser menos mulher agora, muito pelo contrário. Angelina Jolie provou que é uma grande mulher e que tem as suas prioridades de vida bem definidas. Os filhos dela vão ter mãe durante muito mais tempo do que ela teve. E isso é de facto o mais importante.

Comentar

Comentários