A Ferrari apresentou o FXX-K Evo, um carro de sonho que só alguns – muito poucos pelo que vai sendo dito – poderão pilotar quando acordarem para mais um dia das suas vidas.
Leu bem, escreveu-se «pilotar» porque a nova criação da casa de Maranello não será homologada para a estrada e só poderá ser utilizada em pista.
Destinado a um “pequeno, muito restrito grupo de clientes Ferrari”, o FXX-K estará disponível como modelo de pista “extremamente limitado” em quantidade e como “pacote” evolutivo para os já existentes XX.
A adoção de novas técnicas de processamento da fibra de carbono, a inspiração nos Ferrari da Fórmula 1 e o trabalho dos «designers» do Ferrari Style Centre resultaram neste hiperdesportivo que gera uma pressão aerodinâmica de 640 kg a 200 km/h e chega aos 830 kg na sua velocidade máxima – números muito próximos aos dos GT3 e GTE de competição.
Sem especificar quantos serão produzidos – nem a que preço –, a Ferrari também não revela as prestações desta nova criação que rivalizará (mesmo que só em pista) com o Mercedes-AMG Project One e com o Aston Martin Valkyrie.
Mas já revela os argumentos deste carro de sonho com uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem de Fórmula 1. O sistema híbrido HY-Kers com o motor de 6.3 litros V12 de 860 cv e o motor elétrico de 140 Kw (190 cv) proporcionam uma potência total de 1.050 cv e um binário máximo superior a 900 Nm.