A nona edição do evento vai decorrer entre entre 6 e 15 de Novembro. Os filmes estão divididos por diversas categorias. 14 deles estão em competição e 18 fazem parte da seleção fora do concurso. Estes são filmes que impressionaram os críticos em festivais de cinema de outros países — como “Cosmos”, realizado por Andrzej Zulawski e produzido pelo português Paulo Branco (que também é diretor do festival), e “Mia Madre” de Nanni Moretti. Vai haver cinco prémios: o Prémio Melhor Filme Jaeger Lecoultre, o Prémio João Bénard da Costa, o Prémio Cineuropa, Revelação TAP e de Melhor Curta-metragem.
Vão ainda ser exibidos filmes de homenagem e retroespetiva de realizadores e atores históricos. Entre os convidados especiais deste ano, destacam-se Jonathan Demme, realizador de “Silêncio dos Inocentes” que ganhou um óscar em 1991; Laurie Anderson, que apresenta “Heart Of a Dog”; e Wim Wenders, que vai exibir a sua coleção de fotografias “Scouting in Portugal” e ainda o seu mais recente filme, em ante-estreia no festival, “Everything Will Be Fine”, protagonizado por James Franco.
Entre os portugueses, o realizador João Salaviza vai a competição com o filme “Montanha”, e o ator Luís Miguel Cintra será homenageado através da exibição dos seus 12 filmes. Está ainda marcado o simpósio “Bigger Than Life” com o filósofo João Gil, que abordará o processo de criação cinematográfica com “reflexões sobre a loucura e o caos na arte”.
O festival vai passar por várias salas no Estoril e em Lisboa, como o Centro Cultural de Cascais, Casino Estoril, CCB e a Casa das Histórias Paula Rego.