Ian White, de 43 anos, passou na década de 90 pela equipa de basquetebol do FC Porto e agora é ator, fazendo parte do elenco da série de sucesso “Guerra dos Tronos”.
Veja também: O melhor sexo da Guerra dos Tronos
O antigo atleta já assumiu várias personagens da trama da HBO (tudo graças à sua altura: mede 2,16 metros) e também já fez parte do elenco de filmes como “Prometheus”, “Aliens vs Predador”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” ou “Hércules”. White já interpretou quatro personagens na “Guerra dos Tronos” e vai marcar presença nas cinco temporadas.
Ao todo, apareceu em nove dos 50 episódios já exibidos da série, mas nem por isso a sua vida tem sido mais fácil. “Nunca pensei que actuar fosse tão duro. Tenho de treinar que nem um louco e trabalhar tão duramente como se estivesse a jogar basquetebol”, confidenciou Whyte. Na primeira temporada da “Guerra dos Tronos” apareceu no primeiro episódio como White Walker, uma espécie de morto-vivo com um gosto especial pelo Inverno, que ameaça extinguir toda a raça humana.
Na segunda interpretou duas personagens de uma só vez. Foi novamente um White Walker e o segundo Gregor Clegane, o único ser humano normal que interpretou, ainda assim uma personagem apelidada Montanha, pela força e pelas dimensões fora do comum. A partir daqui, mais ex-jogadores de basquetebol começaram a aparecer na série. Para a terceira reencarnação de Gregor Clegane surgiu o islandês Júlíus Björnsson, de apenas 2,06 metros. Björnsson foi profissional na Islândia e é agora considerado um dos mais fortes do mundo.
Na terceira e quarta temporadas, Whyte passou a representar o papel de Dongo, um gigante do exército de homens livres de Mance Rayder. Na quarta, e no derradeiro ataque a Castle Black, os dois gigantes do exército, Dongo e Mag Mar Tun Doh Weg, interpretado também pelo antigo jogador de basquetebol Neil Fingleton, de 2,33 metros, morrem. Pela primeira vez uma personagem de Whyte morreu na série, mas isso não foi o seu fim. Na quinta temporada, a última a ser transmitida, Whyte passou a interpretar outro gigante dos homens livres, Wun Weg Wun Dar Wun.