Mulheres na liderança melhoram rentabilidade das empresas

A presença de líderes do sexo feminino em empresas de topo ajuda as empresas a aumentar a rentabilidade. Esta é a principal conclusão do estudo ‘Is Gender Diversity Profitable? Evidence from a Global Survey’, escrito por Marcus Noland, Tyler Moran e Barbara Kotschwar e publicado pelo Peterson Institute for International Economics.

Através da análise a quase 22.000 empresas em 91 países, os três investigadores descobriram que apesar de ainda existir uma enorme desigualdade entre géneros nas principais empresas, as mulheres são geralmente decisivas para conseguir lucros mais altos. Através da análise a quase 22.000 empresas em 91 países, os três investigadores descobriram que apesar de ainda existir uma enorme desigualdade entre géneros nas principais empresas, as mulheres são geralmente decisivas para conseguir lucros mais altos.

O impacto feminino é particularmente evidente quando as mulheres ocupam posições de liderança direta, como presidentes executivas, diretoras financeiras ou diretoras de operações. Apesar dos dados apontarem para uma maior probabilidade de sucesso com liderança feminina, apenas um terço das empresas analisadas têm mulheres na administração ou posições executivas, apenas 40% têm administradoras, apenas metade têm gestoras de topo e só 5% têm mulheres na presidência. “O estudo levanta a questão: qual seria o impacto económico global caso mais mulheres subissem nas hierarquias?”, afirmou o presidente não-executivo da EY, empresa que financiou o estudo.

 

 

Comentar

Comentários