A revista Visão deu dicas de como poupar dinheiro sem grande dificuldade. Aqui ficam as suas sugestões…
1 – Desligar os aparelhos eletrónicos enquanto dorme
Ainda há quem não ligue à quantidade de energia que os aparelhos eletrónicos consomem quando estão em “stand by”. Ligue-os a extensões que tenham um botão de ligar/desligar e quando for dormir carregue no botão para desligar.
2 – Instale torneiras de água de baixo fluxo
Precisa mesmo de uma torneira super potente para lavar a loiça? É provável que a resposta seja não. Substituir as torneiras por modelos de baixo fluxo pode ser sinónimo de um corte na conta da água entre os 25% e os 60%. Pode adotar o mesmo sistema para os chuveiros.
3 – Mude as lâmpadas
Trocar as antigas, incandescentes e de halogéneo, por lâmpadas economizadoras. na conta da eletricidade.De acordo com a Quercus, a troca permite que uma família poupe 2,1% no consumo de electricidade.
4 – Sele as janelas e as portas
Um terço do calor total de uma casa perde-se pelas janelas e portas. Um bom isolamento das mesmas pode poupar em média 15% em custos de aquecimento ou arrefecimento.
5 – Use água da torneira
Se a água da torneira não lhe sabe bem, experimente filtrá-la.
6 – Use cortinas
O verão e o inverno são as melhores alturas para usar cortinas como sistema natural de aquecimento/arrefecimento da casa.
7 – Compre produtos de marca branca
Ramit Sethi, autor do livro “Vou ensiná-lo a ser rico” estima que este simples truque pode poupar-lhe entre 50 a 500€. “Tem de priorizar porque não pode ter o melhor de tudo,” escreve.
8 – Planeie as suas idas ao centro comercial
Toda a gente sabe que a melhor altura para encontrar bons preços para roupa de inverno é no verão e vice versa. Mas há cada vez mais alturas de promoções a que é preciso estar atento.
9 – Invista num termostato programável
Se trabalha o dia todo fora de casa, um termostato programável permite-lhe ajustar o aquecimento e arrefecimento de acordo com um horário pré-definido. A poupança, neste caso, pode ser drástica.
10 – Use utensílios de cozinha do tamanho certo
O tamanho interessa, de facto, quando se trata de escolher utensílios de cozinha. Usar frigideiras e panelas do tamanho dos bicos de gás pode ser a diferença entre poupar ou gastar valores exorbitantes de gás/eletricidade.
11 – Corte com a televisão por cabo
O preço habitual dos serviços de televisão por cabo em Portugal ronda os 40 euros. No final do ano são 480 euros. Um preço muito alto quando provavelmente nem usufrui totalmente do serviço. Uma alternativa será aderir ao serviço Netflix que estará disponível em Portugal a partir de dia 21 de Outubro e que custa desde 7,99€.