Uma mulher perdeu o Rendimento Social de Inserção (RSI) devido a uma publicação no Facebook. Depois de, em tom de brincadeira, dizer que ia viajar, a senhora foi acusada de abandonar o país sem aviso prévio, segundo a «Rede Regional», um jornal local de Santarém.
“Eu nunca saí do país, nem podia andar devido ao estado físico em que me encontrava. Vivo em casa dos meus pais, tenho dois filhos menores, fiquei sem trabalho devido ao acidente, e agora a Segurança Social tira-me os 285 euros de Rendimento Social de Inserção (RSI) por causa de uma brincadeira no facebook. É uma injustiça muito grande”, disse à Lusa Maria Conceição.
Depois de um grave acidente de viação em 2014, a mulher, de 39 anos e natural de Abrantes, foi submetida a duas cirurgias. Antes da segunda operação, em novembro, publicou na página pessoal do Facebook uma imagem de uma menina sentada em cima de malas e disse que estava a viajar para a Suíça.
A beneficiária, que auferia 285 euros por mês e que já não recebe desde dezembro, confrontou a Segurança Social. Depois de juntar os documentos do internamento, dirigiu-se à instituição e foi surpreendida com o não reconhecimento do erro.
Os serviços exigiram à mulher um atestado da Junta de Freguesia para que provasse que não tinha saído do país. «O que é perfeitamente ridículo, pois sabe lá o presidente da Junta se eu andei no estrangeiro ou não», defendeu a envolvida.
O Instituto da Segurança Social, em Lisboa, foi contactado pela Rede Regional que afirma que a resposta não foi «substantiva» nem continha «explicações relativas ao caso em apreço.»